Como funciona um Drogômetro? Aprenda Aqui com a Gente

Como funciona um Drogômetro?

imagem principal do post

Todos já ouvimos falar sobre o drogômetro, mas será que você sabe realmente como ele funciona? Se não, fique atento pois iremos te explicar.

O aparelho para detecção de drogas foi proposto pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) para detecção e combate de drogas ilícitas. Tudo começou com a utilização de bafômetros, verificando se motoristas estavam embriagados. Atualmente, além dos bafômetros, os drogômetros são aparelhos em alta também nas empresas para verificação do uso de entorpecentes, como maconha e cocaína, por funcionários, até mesmo detecção de uso indevido de álcool.

Como funciona um Drogômetro?

A principal função, como já foi mencionado, é detectar drogas no organismo, mas para as empresas é muito mais que isso. Uma identificação de drogas pode evitar danos maiores à imagem da empresa, clientes e ajudar o seu colaborador a se recuperar, como foi mencionado em outro artigo, você pode se beneficiar com estes equipamentos de primeira linha.

O método mais comum é por via oral. São diversos os tipos de aparelhos e os métodos de coleta, vamos focar apenas no mais comum e que é testado por meio da saliva. Funciona assim:

Primeiramente o usuário deve colocar um pequeno objeto, em formato de cotonete, na boca por três minutos. Este é o tempo necessário para o drogômetro funcionar com maior precisão. É solicitado que a pessoa testada deixe o cotonete por estes minutos em contato com a saliva. Após este tempo o objeto é posto no testador por cerca de 1 minuto. A leitura feita pelo aparelho pode demorar até 9 minutos.

O segundo passo é pegar esta amostra e colocar sob um papel especial que possui moléculas reagentes com cada tipo de droga. Posteriormente o resultado, negativo ou positivo, é liberado.

Se der resultado negativo, a saliva irá correr pelo papel levando os anticorpos. Como não há drogas, a saliva não reage e apenas mancha o papel. Caso dê positivo a saliva irá reagir aos anticorpos, surgindo uma faixa de cor vermelha. Cada droga é testada em uma parte do papel, por isso onde aparecer a faixa vermelha corresponderá com uma droga específica. A leitura costuma durar 9 minutos.

Posteriormente e para maior segurança, os dados são encaminhados para laboratório e assim uma efetivação dos testes toxicológicos.

Até a próxima.


Deixe seu comentário!