O controle da transmissão do novo coronavírus tem relação direta com o aumento do número de testes. Ou seja, quanto maior for o número de testes, maior é a chance de garantir a segurança da população. Assim sendo, destacamos a importância do teste rápido no controle da pandemia.
Mas o método de testagem para COVID-19 tem gerado muitas dúvidas. Por isso, reunimos informações importantes para você entender como funcionam esses exames.
Conheça os diferentes tipos de testes para COVID-19
Para começar, vamos distinguir os dois principais tipos disponíveis no mercado: RT-PCR (biologia molecular) e o teste rápido (IgM/IgG).
O primeiro tipo detecta se a pessoa está infectada com o vírus causador da COVID-19. A partir da análise de secreções respiratórias, orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz), o RT-PCR identifica se há material genético do vírus no corpo humano. Esse teste é indicado para pessoas que estão no início da infecção e o resultado pode levar alguns dias.
Já o (IgM/IgG), são exames sorológicos que demostram se o indivíduo tem ou não anticorpos contra o novo coronavírus. Ele também identifica a quantidade desses anticorpos circulando no sangue. O teste rápido utiliza amostras de sangue, soro ou plasma e, como o nome já diz, o resultado é obtido em minutos.
No entanto, para que os anticorpos sejam detectados, é preciso aguardar alguns dias para que o organismo inicie a sua produção. Por isso, o teste rápido é recomendado para pessoas que já estejam com sintomas da doença há mais de sete dias.
A importância do teste rápido no controle da doença
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80 % dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos. Por isso, o teste rápido não só oferece a vantagem do resultado ágil, como também é uma estratégia importante no controle da pandemia. À medida que se conhece a condição de contágio da população, é possível tomar medidas mais assertivas no controle da transmissão do vírus.
Assim sendo, identificar quem já teve contato com o vírus, sem exigência de estrutura laboratorial complexa e com procedimento executado facilmente por profissionais de saúde, acelera o enfrentamento à doença.
A Orbitae possui registro na ANVISA para importação de teste para diagnóstico de COVID-19. Oferecemos tecnologia de ponta para atender a demanda de prefeituras, órgãos públicos e empresas privadas.
Trabalhamos com exames dos fabricantes Assure (Registro Anvisa: 80885650024) e Alfa (Registro Anvisa: 80885650025).
Para informações sobre aquisição de testes clique aqui.
Siga a Orbitae no Facebook, Instagram e Linkedin e confira nossas novidades.